fbpx
MBA Kids Brasil
Image default
Empreendedorismo Gestão Empreendedora Líderes do Futuro

Desenvolvendo a Negociação Nas Crianças

Desenvolvendo a Arte Da Negociação

Nesse artigo vamos falar sobre como desenvolver a habilidade da negociação nas crianças e adolescentes. E antes de contextualizar esse assunto e abordar as habilidades necessárias para negociar, precisamos entender o que de fato é negociação. Sendo assim, já adianto que negociar não é ganhar vantagem em cima de algo ou alguém. Pelo contrário, negociar é a arte da troca, é tornar um negócio ativo e uma vez que ele é ativo, as duas partes concordaram. Quando entramos em um processo de negociação e mantemos o pensamento que devemos tirar vantagem e outro não necessariamente se beneficie tanto quanto você. Certamente seu pensamento de negócio já está errado. Lembre-se – se negócio bom é aquele que é benéfico para as duas partes.

Quais Habilidades São Importantes Para Negociação

Destacamos aqui algumas habilidades as quais consideramos mais importantes para ser um ótimo negociador. Além disso, compartilhamos dicas para que você estimule no seu filho cada questão, para que desde pequeno ela entenda a importância da negociação e como ela agrega em nossas vidas. Vamos conhecer quais são?

Opinião – Fala Propositiva

Como você pode estimular a criança e adolescente a ter opiniões?

Exercitando a chamada fala propositiva. Mas, o que é isso? Fala propositiva é quando você inclui um assunto em pauta, ou seja, não importa sobre qual tema você vai falar o importante é que a criança nesse contexto consiga opinar sobre. Por exemplo: Dialogue sobre um desenho que ele gosta, uma série e ou atividade a qual ele gosta de praticar. A partir do momento que a criança se sente segura sobre o assunto ela passa a desenvolver a habilidade da comunicação assertiva e consegue expor sua opinião com maior facilidade.

Comunicacao-Infantil

Reflexão – Pensamento Crítico

Reflexão nada mais é do que ter um pensamento crítico. Estimule pensamentos críticos, pois, além de ter uma opinião é extremamente importante ser critico. Por meio da reflexão a criança decide se é a favor ou contra determinado acontecimento ou ato. A reflexão auxilia a criança a ter posicionamento, estimula o olhar analítico para assuntos/situação. Portanto, desenvolva o pensamento crítico por meio da manifestação da reflexão, faça com que a criança e adolescente perceba que sua opinião dele deve ser crítica, com capacidade de se posicionar diante de um tema e argumentar sobre.

Desenvolvendo-habilidade-Argumentacao-oratoria-infantil.

Argumentação – Oratória

É uma das habilidades mais importantes da negociação, pois é por meio dela que ensinamos nossos alunos a estruturar seus argumentos com começo, meio e fim. Estimular a argumentação é estimular a oratória, ou seja, perde a vergonha aquele que constantemente FALA. E a medida que esse exercício torna – se repetitivo, a própria criança entende que ela é capaz e isso promove benefícios a autoestima. Ou seja, quando a criança aprende expressar sua opinião, fica mais segura e confiante. Por isso, estimule que seu filho argumente, faça com que ele diga por qual motivo pensa de tal maneira e assim desenvolva também a habilidade da oratória.

habilidades mais importantes da negociação

Aceitação – Aprender com o erro

Em nossa cultura existe muito o medo de errar, no senso comum o erro é visto como algo a ser escondido. Porém, não é dessa maneira que as coisas funcionam. O erro é uma oportunidade de aprendizado, precisamos ensinar para as crianças e adolescentes a aceitar o fato de que vão errar. Portanto, a aceitação de que em alguns momentos você vai errar e as coisas não vão sair como planejado é importante, pois é dessa maneira que se aprende! Estimule a aprendizagem por meio do erro, questione a criança por qual motivo não deu certo? Se existia outro caminho? E como ele pode usar o erro como oportunidade de aprendizado.

Ensine-A-Criança-Aprender-Com-O-Erro

Concentração – Escuta Ativa

Por mais que as crianças acreditem que conseguem fazer três coisas ao mesmo tempo, quando for conversar, exija dela plena atenção e foco. Não só por uma questão de atenção e respeito, mas, por essa habilidade ser necessária em meio a uma negociação. Exigir essa postura, vai ajudar a desenvolver uma visão clara e objetiva e diminuir as possibilidades de que a criança fique divagando e se perca no processo. Por meio da escuta ativa, a criança aprende a olhar nos olhos, escutar e responder. Finalizamos aqui as cinco dicas sobre como estimular e desenvolver a arte da negociação em crianças e adolescentes. Espero que você tenha gostado e esperamos que consigamos realizar boas negociações em prol dos nossos jovens e adolescentes.

Desenvolvendo-A-Concentracao-Na-Crianca

Se você gostou da ideia de ter o seu filho desenvolvendo habilidades socioemocionais, comunicação, liderança e comportamento pessoal. Convido você a conhecer a nossa escola. Matricule seu filho na MBA Kids e comece a planejar o futuro do seu pequeno!

Related posts

Dicas De Como Ensinar Empreendedorismo Para Crianças

MBA Kids

Aprenda Como Gerar Autoconfiança nas Crianças

MBA Kids

Cases de Sucesso MBA Kids – Projeto Picolé Frutylícia

MBA Kids

Deixe um comentário

English EN Portuguese PT Spanish ES
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial