fbpx
MBA Kids Brasil
Image default
Habilidades do século 21

Como Será a Educação Do Futuro Para as Crianças

A Educação do Futuro e as Mudanças dos Comportamentos!

Tendo em vista que atuamos nesse segmento da educação, nos preocupamos em acompanhar as tendências e inovações. No entanto, nos aprofundando no assunto, percebemos uma diversidade de mudanças de comportamentos, que achamos imensamente válido compartilhar com vocês, que nos leem. Já sabemos que a tecnologia chegou com tudo e dominou os ambientes escolares. É quase que impossível você conhecer uma criança que não entenda ou saiba utilizar aparelhos eletrônicos. Algumas mães arriscam dizer que os bebês já saem alfabetizados em tecnologia desde a barriga. E de fato é o que parece!

Comparando os meios de estudos, antes usávamos livros, passávamos horas na biblioteca copiando referências, tirando xerox para realizar as entregas dos trabalhos. Hoje, com tanta facilidade, basta um clique e o arquivo foi enviado diretamente para o e-mail do professor, a pesquisa foi feita pela internet no conforto do sofá da sala. E cá entre nós, até dá um pouco de inveja desses pequenos que realizam tudo com a ponta do dedo. Dito isso, entendemos até aqui as mudanças, porém, não discutimos ainda seus impactos. Sendo assim, toda essa tecnologia é benéfica para educação do futuro das crianças?

Tecnologia e Educação Infantil

Alguns especialistas em educação mencionam que em poucos anos o ensino será altamente impactado com a influência da tecnologia. E diante desse cenário, os professores precisarão estar preparados para essa evolução. Uma coisa é certa, os livros não serão mais atrativos e os métodos educacionais precisão ser revisto. Portanto, é preciso compreender que nesse contexto, os alunos dessa geração exigem mais do que referências bibliográficas, eles desejam em suma experienciar os conceitos expostos em sala de aula. É muito mais do que uma aula de química no laboratório uma vez na semana entende? Portanto, como promover educação do futuro para as crianças?

Se você, assim como nós atua no segmento da educação e tem passado por períodos tão desafiadores, acreditamos que as dicas abaixo vão te auxiliar. Mas, caso você seja responsável direto por uma criança, acredite essas dicas não só vão te ajudar, mas sim, te guiar a oferecer uma educação completa para seu pequeno. Vamos lá!

Promovendo Educação do Futuro

Os alunos dessa geração exigem criatividade nas atividades realizadas em sala de aula. É preciso compreender que ensinar conteúdos aos quais os alunos possuem fácil acesso na internet não será eficaz. Sendo assim, torna – se necessário fazer reflexões e levar o conhecimento para a prática. Portanto, nada melhor do que usar a tecnologia a seu favor para uma melhor educação no futuro!

Inclua a Tecnologia nas aulas

Permita com que as crianças tomem lugar de protagonistas e aprendam de forma autônoma. Use o que faz parte da vida deles, como os tablets, dispositivos móveis, notebooks, jogos, enfim, aparelhos que estão sempre presentes no dia a dia desses alunos. Aquele modelo tradicional de ensino que utiliza um livro didático e que o professor fica o tempo todo falando e o aluno ouvindo não faz mais parte da educação escolar. O papel do professor é incentivar, estimular e refletir sobre determinado conteúdo e fazer isso de modo prático, utilizando metodologias inovadoras, agregando melhores resultados na aprendizagem do aluno.

Busque Inovação

O futuro apresentará muitas oportunidades para os pais e educadores frente a inovações. Estamos vivendo em um momento em que estudar é necessário. A chegada de tanta tecnologia exige que estejamos aptos e preparados para ensinar. Não adianta promover tecnologia nos métodos de ensino se não souber utilizá-las. Portanto, é essencial que você continue se aperfeiçoando e buscando aprender as novidades. Adaptar-se às novas possibilidades de ensino é essencial!

Nossos cursos oferecem trilhas de conhecimento que desenvolvem a mentalidade empreendedora, de forma lúdica com a aplicação de uma metodologia de ensino internacional. Sendo assim, Matricule seu filho na MBA Kids e comece a planejar o futuro do seu pequeno.

Utilize as redes sociais a seu favor

As redes sociais fazem parte do dia a dia dos estudantes, portanto utilize essa ferramenta para melhorar a comunicação entre eles dentro e fora da sala de aula. Utilize o Facebook, o Twitter, o WhatsApp e outros aplicativos para inovar na forma de ensinar. Crie um grupo online de estudo com os amiguinhos do seu filho. Professores: Pedir aos alunos que escrevam um blog é uma ótima forma de praticar a escrita. Deixe um aluno por dia com a responsabilidade de atualizar a página, assim eles aprenderão também a ter compromisso com os estudos.

Invista em cursos online

A educação do futuro para crianças vai preparar os estudantes para a vida. As salas de aulas terão funções diferentes das de hoje, pois terão como objetivo a prática. A meta maior da educação será fazer com que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e voltado para a realidade. Portanto, a tecnologia ajudará cada vez mais no processo de aprendizado dos alunos e caberá aos professores conduzirem de forma eficiente essa mudança.

Nos cursos online da MBA Kids oferecemos esse suporte tanto aos professores/escolas, quanto aos pais e responsáveis. Além disso, trabalhamos as habilidades socioemocionais, com foco no desenvolvimento do autoconhecimento, no estímulo as habilidades de liderança, comunicação e empreendedorismo. Antes de sair do blog, conheça nossos cursos.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam ter consciência dessas mudanças na educação infantil.

Related posts

5 Ideias Para Desenvolver as Habilidades de Liderança nas Crianças

MBA Kids

O Que É Empreendedorismo Infantil?

MBA Kids

A Importância do Empreendedorismo no Ensino Infantil

MBA Kids

Deixe um comentário

English EN Portuguese PT Spanish ES
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial