fbpx
MBA Kids Brasil
Image default
Habilidades do século 21

Como Promover Aprendizado Prático Para Crianças

Promovendo Aprendizado: Teoria e Prática

Esse tema levanta uma questão interessante, pois, as pessoas tendem a separar a prática da teoria. Mas, os dois conceitos se complementam e andam juntos. Não é possível você começar a praticar algo, sem ter o mínimo de teoria. Da mesma forma que a teoria só se concretiza na prática. Sendo assim elaboramos esse artigo com o objetivo de ensinar os papais e mamães como promover aprendizado prático para crianças. É importante entender que trabalhar os conceitos teoria e prática como dupla no aprendizado da criança é essencial. Portanto, criamos uma sequência de dicas para que você entenda como esses processos funcionam. Vamos lá?

O aprendizado teórico é fundamentado no ouvir e no ver. Por exemplo: Quando assistimos uma aula, uma explicação de terminada matéria na internet ou alguém nos explica algo, estamos ouvindo e vendo. Essa parte do aprendizado em específico, precisa de foco e concentração. Pois, é necessário ter foco e concentração para receber a explicação (informação), ouvir, absorver o conteúdo e se concentrar no objetivo ou tarefa dada. O aprendizado só acontece à medida que realizamos o que foi orientado. E nesse cenário entra o conceito do fazer e refazer (tentativa e erro). É importante ressaltar que o erro faz parte do aprendizado. Quando você solicita a uma criança, adolescente e ou alunos para que façam algo. Você não pode simplesmente pedir e achar que eles vão conseguir realizar sem orientação, acompanhamento e instruções. Por exemplo: “Alunos, vamos fazer uma pipa na aula de hoje. Em cima da mesa tem papeis, varetas, linha e cola. Façam!” Qual a probabilidade desse método de ensino dar certo? Zero! É preciso explicar pelo menos parte do processo que é a teoria: Ver e Ouvir.

Aprendizado Para Crianças: Fazer e Refazer

A parte prática proporciona a criança o aprendizado por meio do fazer. Pois, fazendo ela vai encontrar os seus obstáculos, suas dificuldades, vai errar e depois vai acertar. E o ver e ouvir são complementados pelo fazer e refazer. À medida que a criança erra, ela tem a oportunidade de refazer a estratégia e na próxima oportunidade não comete o mesmo erro. Portanto, o fazer é a parte prática do aprendizado. Por este motivo mencionamos que os conceitos são complementares. Pois, tudo que você só e ouve vai ser parcialmente aprendido. Mas, tudo o que você vê, ouve e faz vai será aprendido com maior completude. Outra questão importante no aprendizado para criança é que o ensinar também é responsável por um desenvolvimento infantil bem sucedido. Depois de passar pelos processos de ouvir, fazer, refazer e aprender. A criança pode ser desafiada a explicar o que aprendeu a alguém.

Pois, nesse momento, está dominando o conhecimento, afinal ela já passou por todas as fases. E nesse cenário seu pequeno ganha autonomia, auto regulação, autogestão e transmite aos demais o que aprendeu com convicção. E se você papai e mamãe que nos lê agora, deseja ensinar algo a alguém, saiba: Não existe estratégia melhor, do que colocar o ensino no contexto do aprendiz. Pois, dessa maneira ele consegue absorver o ensino com maior exatidão. O ensinar é o auge do aprender! Se você gostou do nosso artigo e acredita que seu filho precisa desenvolver habilidades e pode ser o empreendedor do futuro. Te convido a conhecer a nossa escola. Matricule seu filho na MBA Kids e comece a planejar o futuro do seu pequeno!

Related posts

5 Ideias Para Desenvolver as Habilidades de Liderança nas Crianças

MBA Kids

O Que É Empreendedorismo Infantil?

MBA Kids

A Importância do Empreendedorismo no Ensino Infantil

MBA Kids

Deixe um comentário

English EN Portuguese PT Spanish ES
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial