fbpx
MBA Kids Brasil
Image default
Habilidades do século 21

Como Ajudar Seu Filho a Trabalhar a Inteligência Emocional?

O que é a Inteligência Emocional?

À primeira vista, esse momento que estamos vivendo, nos proporcionou oportunidades para acompanhar muitos relatos do que tem acontecido na vida das crianças. É um momento desafiador e diferente. Ainda mais, porque esse momento é extremamente propício para descobrir como ajudar seu filho a desenvolver inteligência emocional. O conceito de inteligência emocional foi estudado por Daniel Goleman, em 1990. Atualmente, ele é considerado o pai da inteligência emocional. Esse conceito é facilmente construído na vida de milhares de crianças com a ajuda dos pais. Em nosso artigo vamos explicar como ajudar seu filho a desenvolver Inteligência Emocional.

Como Ajudar Seu Filho a Trabalhar a Inteligência Emocional?

A Inteligência emocional está ligada diretamente com o nosso conhecimento somos nós mesmos, além de nos ajudar a identificar e aprender a lidar com as nossas emoções. Em outras palavras, para ajudar seu filho é preciso que você o faça entender que ele pode sentir raiva, tristeza ou alegria e está tudo bem. Mas, que apesar do que ele sente, não é necessário brigar ou oprimir os próprios sentimentos. Pelo contrário, ele deve explorar suas emoções com a consciência de que tudo passa. E dessa maneira, você inicia o desenvolvimento da inteligência emocional infantil. Além disso, ao incentivar essa habilidade, seu filho desenvolve o autoconhecimento que é a ferramenta principal para ajudar seu pequeno a lidar com desafios.

Desenvolver Autoconhecimento Auxilia no Processo da Inteligência Emocional

Seja como for, os pais precisam entender a importância dessa dica. O autoconhecimento é um tema muito amplo e variado teoricamente. Mas, pode ser feito na prática com as crianças da seguinte forma: Imediatamente a criança se sente tímida. Os pais frequentemente costumam dizer que essa criança é tímida. Todavia, isso é um hábito que precisa ser mudado. É preciso começar a dissociar as emoções da criança em si. Não repita que ela é tímida, mas diga que ela se sente tímida as vezes.

Sendo assim, é muito importante que as crianças saibam expor as suas emoções e não tenham medo de falar sobre elas. Por isso, os pais devem mostrar que entre eles há segurança para conversarem sobre os sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Ao mesmo tempo, isso vai trabalhar a exposição de uma forma segura, passo a passo. Consequentemente, trabalha a inteligência emocional.

Desenvolver-A-Inteligencia-Emocional-Nas-Criancas

Ajude Seu Filho a Enfrentar Os Próprios Medos

Posteriormente, ajudar seu filho a enfrentar os próprios medos, mesmo pequenos que sejam, é crucial para desenvolver a inteligência emocional. As crianças, assim como nós adultos, também sentem medo. Por isso, uma das formas mais seguras de não sentir medo é enfrentando a situação. Deixar que seu filho tenha as próprias experiências e aprenda a identificar seus medos e as formas de enfrentá-lo gera autonomia. Ou seja, não resolva os problemas para ele.  Permita que ele seja protagonista da própria história. Mas não esqueça, nessa fase é importantíssimo os relacionamentos de apoio dos pais ou adultos responsáveis pela criança. As vezes algumas situações pequenas amedrontam e o apoio familiar é a grande chave para construir a capacidade de encontrar soluções diante dessas situações.

Ajude Seu Filho A Enfrentar Os Medos

Finalizamos aqui dizendo que não é impossível desenvolver a inteligência emocional dos seus filhos. Aliás, é uma tarefa simples que só exige um pouco de atenção e carinho. Esperamos que você tenha gostado e que consigamos juntos trabalhar na mudança do mindset de milhares de crianças. Se você gostou da ideia de desenvolver inteligência emocional no seu filho, convido você a conhecer a nossa escola. Matricule seu filho na MBA Kids e comece a planejar o futuro do seu pequeno. 

Related posts

5 Ideias Para Desenvolver as Habilidades de Liderança nas Crianças

MBA Kids

O Que É Empreendedorismo Infantil?

MBA Kids

A Importância do Empreendedorismo no Ensino Infantil

MBA Kids

Deixe um comentário

English EN Portuguese PT Spanish ES
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial