fbpx
MBA Kids Brasil
Image default
Habilidades do século 21

A Importância da Inteligência Emocional na Infância

Cresce a Necessidade de Entender Sentimentos

Nesse período desafiador ao qual passamos, onde as crianças também estavam expostas, cresce a necessidade de entender os sentimentos, medos e atitudes tomadas mediante a tudo isso. Como explicar para criança que não podem sair para brincar, pois existe um vírus lá fora que pode comprometer sua saúde? Como estimular o processo de educação em casa? Sem professores, sem amiguinhos e pausa para o lanche? Você, como pai, parou para pensar que a rotina do seu filho mudou da noite para o dia e praticamente você estava de mãos atadas? Sendo assim, nosso artigo vem de encontro a esses questionamentos, justamente para mostrar a importância de desenvolver a inteligência emocional na infância.

O Que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional está ligada diretamente com o nosso conhecimento, é o processo em que aprendemos a lidar com nossas emoções. Portanto, se a criança entende que ela pode sim sentir medo, raiva, tristeza, alegria e que está tudo bem sentir isso. Automaticamente ela começa entender que não há necessidade de brigar com seus sentimentos. Por exemplo: É mais comum nos meninos, a explosão de raiva, jogando vídeo game ou futebol. Se você conseguir desenvolver na criança o direcionamento dessa energia para ao produtivo, substituindo a vontade de socar algo e ou gritar, chorar e demais reações que alimentam apenas a raiva. Você consegue mudar o significado que a criança dá para as explosões emocionais que tem.

Hoje, mais do que nunca, os pais precisam desenvolver a importância do autoconhecimento e incluir esse desenvolvimento na rotina das crianças. Esse tema é profundo e cabe inúmeras reflexões, contudo vamos compartilhar exemplos práticos.

Inteligência Emocional Na Prática!

Vamos compartilhar aqui atitudes práticas as quais vocês podem fazer em casa e ir treinando essa habilidade no seu filho. Criança tímida: A criança sente – se tímida e os pais falam constantemente sobre a timidez da criança, como um defeito. Atenção, papai e mamãe vocês são responsáveis diretos por essa construção, comece a desassociar a emoção da criança. Não repita para o seu filho que ele é tímido, pelo contrário, converse com ele e mencione: “Filho, você é tímido as vezes”. E se você acredita que essa prática é irrelevante, te desafio a testar. À medida que você toma essa postura, desenvolve na criança a exposição segura. É importante ressaltar que criança, assim como nos adultos sentem medo.

E nesses cenários é importante que você verbalize para ele que “Ele não é medroso, apenas se sente com medo”. Com essas práticas você vai dando passos para que a criança entenda que uma das formas mais seguras de não sentir medo de algo é enfrentando. Portanto, é importantíssimo construir esses relacionamentos de apoio, ou seja, os pais e adultos responsáveis participarem do processo de desenvolvimento.  Sendo assim, se você gostou do nosso artigo e acredita que seu filho precisa aprender mais sobre inteligência emocional, conheça nossos cursos. Matricule seu filho na MBA Kids e comece a planejar o futuro do seu pequeno!

Related posts

5 Ideias Para Desenvolver as Habilidades de Liderança nas Crianças

MBA Kids

O Que É Empreendedorismo Infantil?

MBA Kids

A Importância do Empreendedorismo no Ensino Infantil

MBA Kids

Deixe um comentário

English EN Portuguese PT Spanish ES
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial